Você já pensou em ter um chuveiro com aquecimento solar?
Se sua resposta foi não, estou aqui para mudar essa ideia!
Você sabia que um chuveiro com aquecimento solar reduz sua conta de energia em até 40%?
Apesar do chuveiro elétrico possuir uma instalação de baixo custo e sua manutenção ser baixa, ele possui um grande consumo de energia, tendo aí variações de tarifas.
Se formos pensar em conforto então, ele não proporciona o mesmo que o chuveiro por aquecimento solar, fora a pressão da água na hora de utilizá-lo.
Veja só o porquê:
O aquecimento solar para chuveiros, além proporcionar economia na energia, utiliza uma energia 100% renovável, não precisa queimar combustível ou inundar áreas para gerar energia elétrica.
Sua manutenção é periódica, seguindo sempre a recomendação do fabricante, gerando sim um custo, mas que compensa no conforto e na conta de energia.
Outra vantagem é que se for projetado com antecedência, você poderá não só ter água quente no chuveiro, mas também na cozinha, lavatórios, torneiras e banheiras.
O chuveiro com aquecimento solar funciona por meio da energia solar (simples assim). Ele é composto por coletores (placas) e o reservatório (boiler).
As placas absorvem a radiação e elas transferem o calor para o reservatório que mantém a água aquecida.
Mas e em dias nublados?
Tudo vai depender da eficiência do equipamento, quanto mais eficiente melhor será o aproveitamento da energia, logo não precisa ter o sol para esquentar e sim do calor.
Observe três itens básicos:
Agora, se por muitos dias o tempo ficar nublado ou chuvoso, ou se a casa receber muitas visitas aumentando o número de banhos, o sistema auxiliar entrará em ação para garantir que não falte água quentinha. Ele pode ser a gás ou elétrico.
Contudo, no Brasil o sistema auxiliar é utilizado poucas vezes durante o ano, os aquecedores solares tem um ótimo desempenho já que o nível de radiação é muito alto.
De fato não tem como viver sem a energia, mas porque não optar por uma sustentável?