BANHO QUENTE TEM EFICÁCIA CONTRA A DEPRESSÃO

BANHO QUENTE TEM EFICÁCIA CONTRA A DEPRESSÃO

Pesquisadores da Universidade de Friburgo, na Alemanha, encontraram uma nova forma de combater a depressão: banho quente.
A experiência mostrou que a eficácia do banho quente supera até mesmo a endorfina que é liberada durante atividades físicas.

COMO CHEGARAM A ESSA DESCOBERTA?

A pesquisa foi feita com 45 participantes que sofrem de depressão (moderada a grave, utilizando a escala de Hamilton para medir o grau da doença).
Foi dada a eles a liberdade de escolher entre dois tratamentos alternativos: exercitar-se por 45 minutos duas vezes na semana, ou tomar um banho de banheira a 40ºC por 30 minutos na mesma frequência.

Após oito semanas de testes, esses voluntários foram submetidos a uma nova avaliação e para a surpresa de todos, os que optaram pelo banho tiveram uma queda na escala da depressão em 6 pontos, enquanto os que se exercitaram diminuíram cerca de 3.

O QUE DIZEM OS ESPECIALISTAS?

Elevar a temperatura corporal pode corrigir os ciclos circadianos, ajudando na regulação interna do organismo, incluindo os hormônios ligados a depressão, segundo os cientistas.
A Universidade de Madison-Wisconsin, nos EUA, em 2017 também relacionou um corpo mais quente a uma queda na escala de Hamilton.

Apesar dos estudos, ainda há muito para de fato comprovar a eficácia desse tratamento, também é preciso levar em consideração que 13 dos 23 participantes que fizeram exercícios, desistiram por não querer mais praticar os mesmos.
Ainda assim, não custa tentar né? Um banho quente é delicioso e traz muitos benefícios para a saúde!

Participe do nosso QUIZ

receba conteúdos exclusivos!