Vale a pena ter aquecedor solar no frio?

Vale a pena ter aquecedor solar no frio?

A sua dúvida acabou neste post!

Aquecedores solares geram menos calor no inverno, mas seguem funcionando e economizando energia, então a resposta é SIM! Vale a pena!

O sistema de aquecimento solar utiliza a radiação solar como fonte térmica, mesmo em dias mais nublados ou chuvosos há ainda essa radiação.
Como em dias mais nublados essa radiação é menor por conta de nuvens, haverá uma diminuição da capacidade de captação de energia, mas não uma interrupção total. Ainda que a capacidade de aquecimento diminua nos meses mais frios, pra esses meses uma boa opção seria o “aquecimento residual” (reservatório térmico – um tanque termicamente isolado) aumentando a superfície coletora ou utilizar o sistema elétrico ou a gás, compensando a perda de energia solar. O sistema de aquecimento solar residencial é desenhado caso a caso. Por que? Cada casa tem uma quantidade de moradores, o dimensionamento do reservatório térmico dependerá da demanda dos mesmos da residência em questão e do orçamento disponível.
Assim o projeto é feito de maneira a não faltar água quente por um longo período. Mas se ainda assim o projeto feito caso a caso não for suficiente para aquecer nos dias mais frios e com chuvas a longos dias, ele não será capaz de fornecer água quente, ou seja, será necessário fazer o uso de aquecimento elétrico ou a gás.

Esse sistema nada mais é que a instalação de um chuveiro elétrico passível de acionamento nos dias em que o armazenamento de água quente não seja suficiente. Como ainda há esse aquecimento residual, o chuveiro não vai precisar gastar tanta energia para aquecer a água, reduzindo os custos de maneira indireta mesmo quando o sistema não está funcionando plenamente.

Mas afinal compensa ou não?

Como foi explicado acima, mesmo com a diminuição da energia solar durante os meses frios, o aquecimento solar ainda é vantajoso. A eficiência do reservatório vai depender do tamanho do tanque e do material utilizado, e a durabilidade dele depende do quanto você quer ou pode investir nisso. No caso de locais mais frios, é recomendável que você invista um pouco mais nesse mecanismo, assim como adquira o hábito de tomar banhos mais curtos no inverno. Dessa forma, você irá garantir a economia na sua conta de luz e a sua sustentabilidade ambiental e energética ao longo do ano todo.

Participe do nosso QUIZ

receba conteúdos exclusivos!