Você sabe o que é a exaustão do Aquecedor a gás?

Você sabe o que é a exaustão do Aquecedor a gás?

Os aquecedores a gás são aparelhos que aquecem e distribuem essa água quente para os chuveiros e torneiras do imóvel, tornando o seu uso mais confortável nos dias frios.
Esses aparelhos possuem diversos sistemas e especificações, mas hoje vamos falar sobre a exaustão, uma característica para se atentar na hora de escolher o seu modelo de Aquecedor.

Assim como toda a queima, independente de sua fonte, são soltos resíduos, como fumaça e gases. No caso dos aquecedores a gás, a queima produz o monóxido de carbono, e é pra isso que serve a exaustão: eliminar corretamente esse resíduo.
Basicamente existem dois métodos de exaustão: exaustão natural e exaustão forçada.

Exaustão natural

A exaustão natural é muito indicada para casas e áreas de serviço, onde há muito mais facilidade de atingir as determinações de segurança da NBR 13.103.
Nele, os gases são expelidos naturalmente, podendo trabalhar sem consumo de energia elétrica para esse fim, lançando para fora todo o resíduo naturalmente.

Exaustão forçada

Já a exaustão forçada conta com a ajuda de uma ventoinha que força a saída dos gases.
Por ser um sistema mais potente, necessita de energia elétrica.
É indicado para locais em que vente bastante ou onde há dificuldade de se atingir as normas padrão de eliminação natural.

Na hora de escolher seu modelo, você deve levar em consideração esses pontos importantes de onde ficará o seu aparelho de aquecimento a gás. Se você ainda tem dúvidas sobre isso, clique aqui e um de nossos vendedores irá te ajudar!

Participe do nosso QUIZ

receba conteúdos exclusivos!